Notícia do Grande Oriente

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ, RECEBE MAÇONS DO BRASIL INTEIRO NA CERIMÕNIA DE POSSE DO PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL - COMAB

O último dia 03 de junho marcou a posse da nova diretoria da Confederação Maçônica do Brasil - COMAB. A cerimônia de posse aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Um público de aproximadamente 400 maçons, advindos de quase todos os estados brasileiros prestigiaram a cerimônia que empossou o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, Irm. João Krainski Neto, na presidência da COMAB.

Grãos-Mestres de 22 Grande Orientes Estaduais, filiados à Confederação Maçônica do Brasil compareceram ao evento que também reuniu um grande número de personalidades, não maçônicas, representando os poderes constituídos e segmentos representativos da nossa sociedade.

Compondo a mesa diretora estavam:
(Imagem/Foto 40)
Da direita para a esquerda:
1. Irm. Gerald koppe Júnior – Grão-Mestre Adjunto do GOB Pr;
2. Irm. Janir Adir Moreira - Secretário Geral Adjunto da CMSB;
3. Cel. Rene Roberto Witeck - representando o Prefeito de Curitiba - Gustavo Fruet;
4. Irm. Juraci Barbosa Sobrinho - Dir Presidente da Fomento Paraná e representando o Governador do Estado do Paraná;
5. Irm. João Krainski Neto – Gão-Mestre do GOP e assumindo a Presidência da COMAB;
6. Irm. Luis Cláudio Romanelli - Deputado Estadual (anfitrião junto à ALP - Assembléia Legislativa do Paraná);
7. Irm. Amilcar Silva Junior – Grão-Mestre do Grande Or. do Mato Grosso do Sul (deixando o cargo de Presidente da COMAB);
8. Irm. Orlando Pessuti (Ex Governador do Estado do Paraná e atual Presidente do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul);
9. Irm. Wagner Mesquita de Oliveira - Secretário de Segurança Pública do Paraná;
10. Irm. João Eduardo Noal Berbigier – Grão-Mestre da Grande Loja de Sta. Catarina e Presidente da Zona V da CMI;
11. Irm. Euclides Felipe – Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná
12. Irm. Iraci da Silva Borges - Past Grão-Mestre da GLP e representante da Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares;

A abertura da cerimônia foi feita pelo nosso Irmão, Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli que, após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Musical da PMP/Pr., passou a condução dos trabalhos ao presidente da COMAB, ainda em exercício, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Mato Grosso do Sul, Irm. Amilcar Silva Júnior, que usando das prerrogativas que o cargo lhe concede, deu posse ao novo presidente daquela Confederação e ao mesmo tempo concedeu a Comenda da Grã Cruz ao Excelentíssimo Sr. Juiz Federal Sérgio F. Moro e ao Procurador da República, Sr. Deltan Dallagnol, através da pessoa de seu pai o procurador de Justiça aposentado, Sr. Agenor Dallagnol. A Comenda da Grã Cruz instituída pela COMAB é concedida à pessoas físicas e jurídicas que, de alguma forma, tenham desenvolvido projetos ou ações que contribuíram para a conscientização e/ou erradicação da corrupção e para conscientização da ética e da moralidade.

O Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná - GOP, Irm. João Krainski Neto, recém empossado Presidente da Confederação Maçônica do Brasil, deu posse aos demais membros da sua diretoria. Na oportunidade tomaram posse:

• Irm. Gilberto Lima da Silva, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente da Bahia – como Vice Presidente da COMAB;
• Irm. Noê Paulino de Carvalho, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente Autônomo do Maranhão – como Orador da COMAB;
• Irm. Marcos Alberto Moreira de Menezes, Grão-Mestre do Grande Oriente Amazonense – como Tesoureiro da COMAB.

Também foram empossados como membros do Conselho Fiscal da COMAB os Irmãos Tadeu Pedro Drago, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Ward de Souza Gusmão, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio de Janeiro e Onildo Silva Almeida Júnior, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente da Paraíba. Como suplentes os Irmãos, Ricardo Fernando Pereira, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente Independente do Estado do Pará, Osvaldo Roberto Sobrinho, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado do Mato Grosso e José Wanderlei Costa, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado Ceará. Permanece no cargo de Secretario Geral da COMAB o Irm. Rubens Ricardo Franz, Past Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina.

Na oportunidade também, foi outorgada a medalha de Grande Reconhecimento, a mais alta condecoração concedida pelo Grande Oriente do Paraná – GOP, à cidadãos prestadores de excepcionais serviços à ordem, à Pátria ou a Humanidade e aos que se empenham na defesa dos ideais maçônicos, aos Irmãos, Excelentíssimo Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli; Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente da Bahia, Jair Tércio Cunha Costa, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, João Eduardo Noal Berbigier e o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Mato Grosso do Sul, Amilcar Silva Júnior. A medalha e diploma da Grã Cruz do Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC, entregue pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Irm. João Paulo Sventnickas e o Past Grão-Mestre, Irm. Rubens Ricardo Franz, ao Irm. Cristian Flores, Grande Secretário de Relações Exteriores do Grande Oriente do Paraná, pelos relevantes serviços prestados à Maçonaria Universal.

Em momento cultural a Banda Musical da Polícia Militar do Estado Paraná, sob a regência do 2º Sargento Maestro Reinaldo da Silva Franco, brindou a todos com peças de rara beleza, a Flauta Mágica de composição do músico e também Maçom Wolfgang Amadeus Mozart, que representa um dos princípios maçônicos: “O universo formado por homens unidos numa grande corrente fraternal. Uma conexão poderosa entre os planos físicos e espiritual” e o hino da Maçonaria, composição do também Maçom Imperador D. Pedro I.

A sessão foi encerada pelo nosso Irm. Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, que agradeceu a presença de todos e convidou a todos para ouvirem o hino do Paraná após o que considerou encerada a sessão solene.

Irm. Jürgen Pfitzner
Irm. Roberto Fonseca
Grande Secretaria de Imprensa do Grande Oriente do Paraná

Veja mais sobre - imagens

[ Voltar ]
ARLS - CAVALEIROS SEM FRONTEIRAS
Dados Reunião
Local: TEMPLO CESAR CABRAL - A.:R.:L.:S.: DEZ DE JUNHO Nº
Hora: 20:30 h
Dia: Quinta
Periodicidade: Semanal
Email: adm.luciano@bimbetto.com.br
RUA GLAUBER ROCHA, 330
Fone: 45-99933-5470